Salvador, 18 de Agosto de 2019 - Tel: (71) 2104-1959

Newsletter

Cadastre seu email para receber novidade por email.

Nome:

Email:

Fotos e Vídeos



Facebook

Noticias

Silêncio de Rui e ACM Neto após reunião o aproxima de Bolsonaro.

Postado dia 25 de Janeiro de 2019 às 08h24m

Alguém já cansou de ler políticos de oposição reclamando que o presidente Jair Bolsonaro evita a imprensa? Talvez seja o momento de petistas, principalmente, fazerem uma reflexão sobre o tema. Até porque, não é a primeira vez, que o governador Rui Costa usou da mesma estratégia para não falar sobre a reunião que teve com o prefeito de Salvador, ACM Neto.

 

Desafetos políticos, os dois gestores finalmente mostraram certo grau de maturidade e tiveram um encontro para, supostamente, tratar de temas relevantes à capital baiana, com destaque para a mobilidade. A reunião traz para os holofotes o início de uma relação republicana entre os dois, que trocaram farpas públicas durante os últimos quatro anos e sequer mostraram boa vontade um com o outro. Pelo menos, era essa a expectativa da imprensa em torno do encontro. Aconteceu?

 

Não dá para saber. Rui teria chegado a proibir a imprensa de ingressar na governadoria, sob a justificativa que não falaria com os jornalistas sobre a reunião. Até ali, o prefeito de Salvador iria falar depois do encontro e houve uma tentativa de mobilização para que a imprensa fosse atendida. Porém, além de não falar com os jornalistas, um acordo foi costurado pelo governador para que o tema do encontro fosse divulgado apenas por meio de nota, a ser distribuída pelas secretarias de comunicação.

 

Se é para ter controle narrativo sobre a reunião, não é problema algum em adotar a cautela. Principalmente em um contexto em que os dois protagonistas do encontro não parecem ser amistosos entre si. No entanto, ao evitar a imprensa, o governador e o prefeito caem no mesmo paradigma criticado em Jair Bolsonaro: a imprensa faz parte da democracia e responder a ela é parte da responsabilidade de homem público.

 

Rui, todavia, abusa da prerrogativa de escolher os assuntos que deseja falar. Apenas para ficar restrito a um exemplo recente, durante a Lavagem do Bonfim, o governador repetiu durante 8 km que “era dia de festa” e que não era o momento de falar de política. Se médicos falam de medicina, advogados conversam sobre direito e engenheiros tratam de engenharia, por que diabos um político não deve falar de política?

 

Chega a ser um insulto à inteligência essa estratégia de evitar falar sobre temas espinhosos. ACM Neto, às vezes, usa do recurso. Entretanto, mesmo a contragosto, responde perguntas que não gosta – algumas mal formuladas e que explicam a falta de paciência do prefeito e do governador. Prefiro acreditar que um problema de agenda apertada tenha impedido os dois gestores de falaram com os jornalistas que aguardavam o fim do encontro, mas tenho receio de estar errado. Ou então a reunião tratou de um tema que será amargo para a população e nenhum dos dois quis arcar com o ônus de apresentar publicamente o problema ainda.

 

Ah, mas o problema é o presidente da República, que prefere redes sociais ao embate direto com a imprensa. Bom, se o argumento for apenas esse, talvez seja o momento de reavaliar a posição de outros líderes políticos baianos.

 

Este texto integra o comentário desta sexta-feira (25) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Irecê Líder FM, Clube FM e RB FM.

Fonte: Bahia Notícias.

Ex-governador do Paraná, Beto Richa é preso pela PF

Postado dia 25 de Janeiro de 2019 às 08h15m

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) é alvo de prisão preventiva – ou seja, por tempo indeterminado – na manhã desta sexta-feira (25). De acordo com o G1 Paraná, ele já está preso.Ainda não há informações sobre o local da prisão.

Dirceu Pupo Ferreria, contador da ex-primeira dama Fernanda Richa, também é alvo de prisão preventiva.
As prisões foram decretadas pelo juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) em um desdobramento da Operação Integração – que foi uma fase da Lava Jato, que investigou a concessão de rodovias no Paraná.

Fonte: Bahia Notícias.

Copa América:Ednaldo Rodrigues confirma treino da Seleção Brasileira no Barradão

Postado dia 24 de Janeiro de 2019 às 16h09m

Estádio do Vitória, o Barradão será palco de um treino da Seleção Brasileira pela Copa América, no dia 17 junho. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (24) no Rio de Janeiro (RJ), por Ednaldo Rodrigues, vice-presidente eleito da CBF.

 

“O Barradão ficou com as seleções cabeça de chave. Então o Brasil vai treinar no Barradão. Isso não começou agora. Começou lá atrás, primeiramente com a Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo (2014) e Olímpiada (2016), na qual várias seleções treinaram no Barradão e também em Pituaçu”, disse em entrevista ao Bahia Notícias. 


Barradão |Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

 

Já Pituaçu será de centro de treinamento do adversário do Brasil e de outros potes. O sorteio para definir as seleções acontecerá nesta quinta (24), na cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ).


Pituaçu abrigará seleções de outros potes | Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

 

No dia 18 de junho, a Arena Fonte Nova irá abrigar o segundo jogo do Brasil na Copa América, às 21h30. 


Além de Salvador, a Copa América ocorrerá em mais quatro sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. O torneio está agendado para acontecer de 14 de junho a 7 de julho.

 

A competição será disputada por 12 seleções: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Japão e Catar. As duas últimas foram convidadas pela Conmebol. 

 

Fonte: Bahia Notícias.

Ministério da Educação prorroga prazo de inscrição no Sisu devido a problemas no

Postado dia 24 de Janeiro de 2019 às 16h05m

O Ministério da Educação decidiu prorrogar o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a fim de garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes interessados. O novo prazo final é às 23h59 do próximo domingo (27).

 

Estudantes relataram problemas no sistema de inscrição no início da semana. De acordo com o MEC, nesta quinta-feira (24) o sistema está funcionando de forma estável e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. A pasta informou ainda que segue realizando procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

 

A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.  As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.

 

Ainda conforme o MEC, o resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente. 

 

Fonte: Bahia Notícias.

Rui Costa e ACM Neto se encontram nesta quinta na Governadoria

Postado dia 24 de Janeiro de 2019 às 08h20m

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador Rui Costa (PT) se encontram, na tarde desta quinta-feira (24), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Segundo apurou o Bahia Notícias, a reunião começa a partir das 15h30.

Rui Costa fez um convite ao prefeito para um encontro na semana passada durante a Lavagem do Senhor Bonfim. Na ocasião, o democrata declarou que a mobilidade urbana será um dos temas da reunião (veja aqui).

Fonte: Bahia Notícias.

Com renúncia, Pastor Sargento Isidório exonera 42 comissionados da AL-BA

Postado dia 24 de Janeiro de 2019 às 08h08m

Com a renúncia do cargo de deputado estadual (veja aqui), o Pastor Sargento Isidório, deputado federal eleito, exonerou 42 comissionados do seu gabinete pessoal e da vice-liderança da Maioria, conforme publicação no Diário Oficial do Legislativo estadual desta quinta-feira (24).

Isidório se movimentou para voltar a ativa da Polícia Militar, em que é concursado, para conseguir emplacar uma promoção e aumentar a aposentadoria.

“Quero minha aposentadoria com salário de polícia, não quero me aposentar como deputado”, argumentou Isidório.

Fonte: Bahia Notícias.

Prefeito ameaça acionar Embasa por crime ambiental na praia da Barra

Postado dia 22 de Janeiro de 2019 às 14h18m

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse, nesta terça-feira (22), que vai acionar a Embasa caso fique provado que a estatal cometeu crime ambiental na praia da Barra, entre o Farol e o Cristo.

Segundo ele, a Secretaria de Manutenção fará um estudo técnico sobre o caso e enviará para a pasta de Desenvolvimento e Urbanismo, que adotará as medidas cabíveis contra a Embasa.

“Recentemente, já tivemos que multar a Embasa em três ocasiões por conta de crimes ambientais desse tipo contra nossa cidade. Isso é inaceitável! Dizer que esse material que está sendo jogado na faixa de areia, de cor preta, é fruto da rede pluvial, sendo que nem choveu ontem na cidade, é no mínimo um contrassenso”, declarou, em sua conta no Twitter.

 

Dizer que esse material que está sendo jogado na faixa de areia, de cor preta, é fruto da rede pluvial, sendo que nem choveu ontem na cidade, é no mínimo um contrassenso.

 
 
Fonte Bahia noticias.

 

Abstenção no vestibular da Uesb registra queda em 2019

Postado dia 22 de Janeiro de 2019 às 09h24m

Com a soma de faltantes nos dois dias do vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), o índice de abstenção em 2019 foi de 16,58%. Em comparação com o ano passado, que foi de 33%, esse número caiu pela metade.

 

 

A informação foi divulgada pela G1, que disse que 2.223 candidatos deixaram de fazer as provas dessa segunda (21). Apenas no domingo, o índice de abstenção foi de 15,6%.

 

Outro fator destacado é o número de candidatos eliminados: no segundo dia, cinco pessoas foram desclassificadas pelo uso proibido do celular. No primeiro, apenas um candidato foi desclassificado pelo mesmo motivo (veja aqui).

 

Com a oferta de 727 vagas para o primeiro semestre e 459 para o segundo, o vestibular da Uesb 2019 é dedicado a vagas em 47 cursos de graduação. Os estudantes que realizaram as provas já podem conferir o gabarito de domingo no site da Consultec, empresa responsável por organizar o exame. As respostas corretas das provas de segunda serão divulgadas nos próximos dias. Já o resultado com a lista de aprovados nos cursos deve ser divulgado no mês de fevereiro.

 

Fonte: Bahia Notícias.

Site da Prefeitura de Juazeiro é hackeado e fica sem acesso na manhã desta terça

Postado dia 22 de Janeiro de 2019 às 09h14m

O site da Prefeitura de Juazeiro foi alvo da ação de hackers nesta terça-feira (22). Até às 8h, ao visitar a página oficial, no link https://www6.juazeiro.ba.gov.br/, o internauta era direcionado para outra página com uma tela em branco em que um boneco dançava e cantava uma letra de baixo calão. A imagem ainda mostrava a frase "just for fun" ou "apenas por diversão", em tradução livre.

 

 

Quem tentou acessar outras páginas dentro do site da prefeitura também não teve sucesso. A mensagem de erro tradicional utilizada pelos servidores de internet aparecia na página.

 

Imagem: PrintScreen / Prefeitura de Juazeiro

 

Em torno de 8h20, os administradores do sistema parecem ter contornado parte da situação e passaram a exibir uma página inicial simples, indicando os serviços não invadidos pelos hackers, como o Diário Oficial Eletrônico e o Portal da Transparência. Ainda assim, abas como “cidade”, “secretarias” e “prefeito” continuam indisponíveis.

 

Imagem: PrintScreen / Prefeitura de Juazeiro

 

O Bahia Notícias tentou contato com a administração do município, mas não obteve retorno.

 

Fonte: Bahia Notícias.

 

Após '#RenanNão',Calheiros Twitta que não quer ser Presidente do Senad

Postado dia 21 de Janeiro de 2019 às 15h50m

Renan Calheiros publicou em sua conta no Twitter nesta segunda-feira (21) que não deseja ser presidente do Senado. O senador reeleito é tido como um dos principais nomes para presidir a Câmara Alta no próximo biênio, apesar de não falar abertamente que é candidato. 

 

“Olha, não quero ser presidente do Senado”, escreveu Renan. “Os alagoanos me reelegeram para ser bom senador, não presidente. Já fui várias vezes, em momentos também difíceis. A decisão caberá à bancada, e temos outros nomes”, disse, no restante da mensagem publicada.

 

Movimentos que pregam a renovação política como o Avança Brasil, Brasil, Curitiba Contra Corrupção, Nas Ruas, Patriotas, Rua Brasil, Vem Pra Rua, entre outros, realizaram neste domingo (20) manifestações contra o retorno do senador Renan Calheiros (MDB) à Presidência do Senado. Entre os locais de encontro divulgados pelos manifestantes estão a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e a Avenida Paulista, em São Paulo (saiba mais aqui).

 

Fonte: Bahia Notícias.

Histórico de Conteúdo

Enquete

Você é a favor da Redução da Maioridade Penal para 16 anos?

Resultado

©2013 Elite Estratégias Políticas - Todos os direitos reservados