Salvador, 25 de Março de 2019 - Tel: (71) 2104-1959

Newsletter

Cadastre seu email para receber novidade por email.

Nome:

Email:

Fotos e Vídeos



Facebook

Noticias

Prefeitura determina saída de ambulantes do Mercado Modelo

Postado dia 30 de Agosto de 2013 às 10h11m

Os vendedores ambulantes que ocupam a Praça Visconde de Cayru, na área externa ao Mercado Modelo, terão que abandonar o local até o dia 13 de setembro. A determinação foi anunciada nesta sexta-feira (30) pela prefeitura de Salvador. 
 
A ideia é transformar a região em um espaço para eventos artísticos e culturais e, assim, intensificar o turismo no lugar. Cerca de 40 artesãos sem licença da Secretaria Municipal de Ordem Pública terão seus stands retirados. 
 
De acordo com a assessoria de imprensa da gestão municipal, a expectativa é a de que, após a regularização, os trabalhadores sejam relocados para o Mercado de Artesanato do Bonfim. 
 
O projeto, no entanto, que ainda não tem data de início prevista, parece não ter agradado os comerciantes. Segundo o presidente da Associação dos Ambulantes de Salvador e Região Metropolitana, Arismário Nunes Barreto, a classe se reuniu com a titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf, para pedir a anulação da medida. 
 
"A secretária tem que apresentar outra alternativa para os ambulantes trabalharem. Nos tirar, por tirar, não faz sentido. Ela precisa arrumar um jeito de deixar a gente trabalhar. Tem gente de 20, 30 anos que tá lá todos os dias. Não queremos dificultar, só não queremos trabalhar desorganizados, precisamos de uma solução", reclamou. 
 
 
 
BN.

Promotor de Justiça de Santa Catarina será investigado por vetar casamento gay

Postado dia 30 de Agosto de 2013 às 09h59m

O Conselho Nacional do Ministério Público vai investigar a postura do promotor de Justiça Henrique Limongi, do MP de Santa Catarina.  O promotor não tem permitido a realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Florianópolis. 
 
Limongi afirma que a não permissão é não é por homofobia e nem preconceito, e sim por uma interpretação literal do artigo 226 da Constituição Federal, em que consta que a união estável é estabelecida entre homem e mulher. 
 
Para ele, o MP precisa dar parecer nas uniões homoafetivas. Em apenas três meses, o promotor já negou sete pedidos de casamento. Ao ignorar o reconhecimento da união homoafetiva do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2011, Limongi obriga os casais a recorrerem à Justiça. 
 
Em abril do ano passado, a Corregedoria do MP-SC instruiu os promotores a facilitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mas para Limongi, o relacionamento gay é  "fora dos parâmetros de normalidade".
 
 
 
 
BN.

Mais de 30 alunos do Ifba passam mal após comer no refeitório do campus

Postado dia 30 de Agosto de 2013 às 09h54m

Mais de 30 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) no Barbalho, em Salvador, foram atendidos nesta quinta-feira (29) no posto médico do campus, após comer no refeitório. 
 
De acordo com o médico da unidade de saúde, Alfredo José de Brito, em entrevista ao A Tarde, os estudantes deram entrada com queixas de náusea, diarreia e vômito e foram diagnosticados com infecção alimentar. 
 
"Eles tiveram sintomas de infecção por bactéria, provavelmente por estafilococos ou salmonella. Isso foi provocado por comida estragada ou mal conservada", explicou o profissional. 
 
Ainda conforme o médico, a maioria dos pacientes está bem e necessita apenas de hidratação. Cinco alunos foram encaminhados para a emergência de postos de saúde da região. "Quem está vomitando precisa tomar soro para não desidratar", orientou o médico. 
 
Os estudantes que passaram mal utilizaram o refeitório na quarta (28). A unidade faz parte do Programa de Assistência ao Estudante (PAAE), que serve 829 refeições por dia para discentes considerados carentes. 
 
O diretor-geral do Ifba em Salvador, Albertino Nascimento, disse que esse é o primeiro problema com a alimentação servida no restaurante. "Nunca houve nenhum outro caso registrado em cinco anos do programa. A comida é feita em um espaço absolutamente saudável e a comida é totalmente confiável", defendeu. 
 
O refeitório é administrado desde maio deste ano pela empresa Santa Rita. De acordo com o sócio da companhia, Firmino Baracho, uma amostra da comida servida será encaminhada para um laboratório para ser avaliada.
 
 
BN.

Segundo MS, Salvador tem menor índice de fumantes entre capitais

Postado dia 30 de Agosto de 2013 às 09h46m

Salvador é a capital brasileira com menor índice de fumantes (6%) entre brasileiros acima de 18 anos, informou o Ministério da Saúde através da pesquisa Vitigel. O estudo levou em conta o período entre 2006 e 2012. Neste mesmo tempo, o número de consumidores de cigarro caiu 20% no país. 
 
Porto Alegre registrou o maior índice de fumantes nas capitais brasileiras, com 18% de fumantes entre adultos. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (28), aponta que 12% da população adulta brasileira fumava em 2012; e em 2006, era de 15%. Segundo a pasta, o objetivo é chegar em 2013, com 9% de fumantes. 
 
O MS acredita em diminuir a meta antes do prazo, caso o ritmo se mantenha em queda. Na relação de gênero, os homens ainda fumam mais, apesar de caírem de 19% em 2006 para 15% em 2012. 
 
As mulheres tragam menos; saíram de 12%, em 2006, para 9% 2012. 
 
 
 
BN.

Dia Nacional de Luta gera cerca de 10 km de engarrafamento na BR-324

Postado dia 30 de Agosto de 2013 às 09h35m

A BR-324 ficou com cerca de 10 km de congestionamento em cada sentido, na manhã desta sexta-feira (30), em razão de um bloqueio da rodovia por manifestantes no ato do Dia Nacional de Luta no estado, que durou cerca de 4h. 
 
Centrais sindicais também interditaram a BR-116, na região de Feira de Santana, e a BA-093, que dá acesso ao Polo Industrial de Camaçari. As vias já foram liberadas, mas ainda há problemas no trânsito.
 
Em Salvador, rodoviários atrasaram a saída dos ônibus das garagens, que só começaram a deixar as garagens às 7h30. 
 
Eletricitários, professores, policiais civis, servidores públicos das esferas federal e municipal, químicos, petroleiros e outros trabalhadores anunciaram que não trabalharão com o efetivo total. 
 
A mobilização reivindica uma pauta única dos trabalhadores, o fim do Fator Previdenciário e a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas sem perda salarial. 
 
Os trabalhadores também querem a derrubada do Projeto de Lei 4.330, que regulamenta a terceirização de atividades.
 
 
 
BN.

População brasileira ultrapassa 200 milhões; Bahia é o 4° estado mais populoso

Postado dia 29 de Agosto de 2013 às 11h21m

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União indica que o Brasil ultrapassou a marca dos 200 milhões de habitantes. 
 
Segundo o instituto, em julho de 2013 o país tem 7 milhões de habitantes a mais que o registrado no mesmo mês do ano passado. 
 
Entre as unidades da federação, o estado mais populoso ainda é São Paulo, com 43,6 milhões de residentes; seguido de Minas Gerais, com 20,5 milhões; e do Rio de Janeiro, com 16,3 milhões. 
 
A Bahia é o quarto estado mais populoso, com 15 milhões de pessoas. Com 488 mil moradores, Roraima tem o menor número registrado no país. 
 
Entre os municípios, São Paulo é a que possui a maior população, com 11,8 milhões de pessoas, enquanto a Serra da Saudade, em Minas Gerais, tinha até julho o menor número, de 825 habitantes. 
 
A projeção das populações é feita pelo IBGE anualmente, a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), e serve como base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.
 
 
 
BN.

Governo prevê para final do ano sistema de pagamentos via celular

Postado dia 29 de Agosto de 2013 às 11h15m

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, projeta para o final deste ano ou início de 2014 o começo do funcionamento dos sistemas de pagamentos móveis no Brasil.
 
A medida provisória, que regulamenta o projeto, deve entrar na pauta do Congresso nos "próximos dias" e a expectativa é a de que seja votada em setembro. 
 
Segundo o líder da pasta, o governo estuda, inclusive, que os repasses a aposentados e beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, sejam realizados por meio das contas vinculadas a uma linha de celular.
 
"Ao invés de ir ao banco, o cidadão poderá usar o dinheiro diretamente, ir a uma casa lotérica ou ao mercado gastar", afirmou. Bernardo acrescentou que praticamente todas as operadoras já fizeram acordos com bancos para operar a tecnologia. 
 
De acordo com ele, os pagamentos serão realizados por meio de envio de mensagens de texto (SMS), por meio de senhas, ou através de transações com smartphones para transferência de valores. 
 
A intenção é promover a inclusão bancária de cerca de 40% da população que não tem acesso à conta corrente e movimenta anualmente cerca de R$ 650 bilhões.
 
 
 
BN.

Convênio para importar cubanos foi assinado antes de lançamento oficial do MM

Postado dia 29 de Agosto de 2013 às 11h10m

O governo brasileiro assinou com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o contrato que abriu caminho para importar 4 mil médicos cubanos mais de dois meses antes do lançamento oficial do programa Mais Médicos, informa reportagem da Folha. 
 
O “80º termo de cooperação técnica para desenvolvimento de ações vinculadas ao projeto de acesso da população brasileira à atenção básica em saúde” é datado de 26 de abril deste ano e define normas gerais para parcerias com a Opas, braço da Organização Mundial da Saúde (OMS). 
 
Válido por cinco anos prorrogáveis por igual período, o contrato foi a base para o posterior acerto com o governo cubano, em agosto. Na época do lançamento do Mais Médicos, em julho, o Ministério da Saúde insistiu que os profissionais brasileiros eram prioridade no programa, embora o contrato com a Opas já valesse. 
 
Concluída a primeira rodada de seleção do programa, no começo de agosto, somente 10% das vagas foram preenchidas. Após isso, o governo apontou como solução um acordo para a vinda de profissionais cubanos.
 
 
 
BN.

Apagão no Nordeste pode ter sido causado por queimada na Bahia

Postado dia 29 de Agosto de 2013 às 11h04m

O apagão que deixou oito estados do Nordeste sem luz, no início da tarde desta quarta-feira (28), teria sido provocado por uma grande queimada em uma região da Bahia. 
 
De acordo com reportagem do jornal O Globo, a informação é de uma fonte do governo que acompanha os trabalhos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na recuperação do fornecimento. 
 
Segundo o diário fluminense, o blecaute representou a saída do ar de cerca de 8 mil megawatts de energia que eram fornecidos no momento da queda de energia elétrica, que começou por volta das 15h.
 
 Às 16h45m, o recurso começou a ser restabelecido e já está normalizado em todas as capitais nordestinas, à exceção de zonas periféricas. No interior, ainda há instabilidade. 
 
O apagão afetou o funcionamento de sete aeroportos administrados pela Infraero, entre eles os terminais baianos de Salvador, lhéus e Paulo Afonso. 
 
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os geradores foram acionados para garantir o funcionamento das atividades essenciais e os voos não chegaram a ser prejudicados. 
 
Oficialmente, o ONS, órgão responsável pela coordenação da operação do sistema elétrico interligado do país, afirmou que ainda não sabe as causas da interrupção de energia.
 
 
 
BN.

Cientistas afirmam que cocaína muda estrutura do cérebro em duas horas

Postado dia 29 de Agosto de 2013 às 10h55m

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, EUA, revelou que a cocaína pode mudar a estrutura do cérebro poucas horas após ser consumida. 
 
Para o estudo, os pesquisadores fizeram experimentos com camundongos, que receberam injeções de cocaína. Em duas horas, eles relataram que, depois de receber a primeira dose, as cobaias já haviam desenvolvido no cérebro novas estruturas ligadas à memória, ao uso de drogas e a mudanças de comportamento. 
 
De acordo com a pesquisa, os camundongos que apresentaram as reações mais significativas no cérebro demonstraram dependência mais elevada de cocaína, em uma resposta que os especialistas explicam como “aprendendo o vício”. 
 
Os estudiosos encontraram também pequenas estruturas neuronais, chamadas de espinhas dendríticas, que têm relação profunda com a formação das memórias. Segundo os pesquisadores, o grupo que recebeu a droga registrou maior formação das espinhas dentríticas. 
 
"Nossas imagens fornecem sinais claros de que a cocaína induz ganhos rápidos de novas espinhas e, quanto mais espinhas os camundongos ganham, mais eles mostram que 'aprenderam' (o vício) sobre a droga", afirmou a pesquisadora Linda Wilbrecht, professora assistente de psicologia e neurociência da Universidade da Califórnia na cidade de Berkeley.
 
 
 
BBC/BN.

Histórico de Conteúdo

Enquete

Você é a favor da Redução da Maioridade Penal para 16 anos?

Resultado

©2013 Elite Estratégias Políticas - Todos os direitos reservados