Salvador, 24 de Maio de 2019 - Tel: (71) 2104-1959

Newsletter

Cadastre seu email para receber novidade por email.

Nome:

Email:

Fotos e Vídeos



Facebook

Noticias

Everaldo diz que PT indicou Eugênio Splenger para Secretaria de Meio Ambiente

Postado dia 30 de Janeiro de 2019 às 12h40m

O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, confirmou, nesta quarta-feira (30), que o partido indicou Eugênio Splenger para a Secretaria de Meio Ambiente. Segundo a coluna Satélite, do jornal Correio, o retorno de Splenger, que ocupou a pasta entre 2010 e 2017, é fato consumado.

“Foi um dos nomes citados dentro do PT e o governador [Rui Costa] pode fazer opção dele voltar ou não. Tem o pleito do PT, mas não a definição se será um petista que ocupará [a pasta]”, afirmou Everaldo, em entrevista ao Bahia Notícias.

O presidente do PT minimizou o fato de a sigla perder a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) para o PP. A pasta será comandada pelo vice-governador João Leão (veja aqui). “O governador está mantendo o equilíbrio e a representatividade. Para nós do PT, não há distorção. A relação com Leão será de fácil diálogo como foi [quando era ele era secretário do] Planejamento”, pontuou. 

Fonte: Bahia Notícias.

Lula recorre ao STF para ir ao velório do irmão

Postado dia 30 de Janeiro de 2019 às 11h41m

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na madrugada desta quarta-feira (30) contra decisão que negou pedido para ele comparecer ao velório do seu irmão Genival Inácio da Silva.


A decisão de liberar Lula para o velório cabe ao ministro Dias Toffoli, presidente da Corte e responsável pelo plantão no tribunal.

Vavá, como era conhecido, morreu na manhã desta terça-feira (29), aos 79 anos. Na noite desta terça (29), a juíza responsável pela execução da pena de Lula, Carolina Lebbos, negou o pedido do ex-presidente. A magistrada seguiu manifestações da Polícia Federal e do Ministério Público que afirmavam não haver tempo hábil para que a logística de transporte do ex-presidente fosse realizada a tempo do final do sepultamento do seu irmão.

Fonte: Bahia Notícias.

Irmão de Lula morre de câncer em SP e ex-presidente pede para ir ao enterro

Postado dia 29 de Janeiro de 2019 às 16h31m

Genival Inácio da Silva, irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morreu nesta terça-feira (29), em São Paulo, aos 79 anos.  Vavá, como era conhecido, estava com câncer no pulmão e internado em um hospital de São Paulo para tratamento na última semana, mas não resistiu.

 

Diante da morte do irmão, Lula vai pedir à Justiça para comparecer ao velório. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Vavá foi um dos irmãos mais próximos do ex-presidente.

 

Na defesa do pedido do petista, os advogados vão invocar o artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP), que afirma que "os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão".

 

Fonte: Bahia Notícias.

Justiça obriga Estado da Bahia a manter atividades e matrícula Colégio Ypiranga

Postado dia 29 de Janeiro de 2019 às 16h23m

A Justiça obrigou o Estado da Bahia a realizar a manter o funcionamento do Colégio Estadual Ypiranga, localizado no Centro Antigo de Salvador. O pedido foi feito pela Defensoria Pública da Bahia. De acordo com a decisão liminar, o colégio terá que realizar a matrícula e ofertar o ensino para novos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio. Também determinou que fossem adotadas todas as providências necessárias à matrícula e funcionamento normal do Colégio para o início das aulas. A Defensoria Pública tentou resolver a questão no âmbito extrajudicial, por meio do encaminhamento de ofícios e da realização de reunião, mas não obteve êxito. O Estado havia anunciado que encerraria as atividades do colégio neste ano de 2019.

 

No final de 2018, a Defensoria Pública recebeu um documento assinado por pais de alunos do colégio, pela Associação de moradores do bairro Dois de Julho e membros do colegiado da unidade de ensino. O colégio atende as comunidades do bairro Dois de Julho, Centro Histórico, Barroquinha, Gamboa de Baixo, Solar do Unhão, Preguiça e Vila Brandão. O espaço de formação oferta ensino em tempo integral para muitos filhos de trabalhadores do comércio informal do Centro da cidade. Em 2018, 432 alunos estavam distribuídos em sete turmas das séries finais do ensino fundamental e em três turmas do Ensino Médio, em sua maioria estudantes negros e negras.

 

Fonte: Bahia Notícias.

Operação da PF mira filho de ator e neto de ex-presidente brasileiro

Postado dia 29 de Janeiro de 2019 às 09h52m

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29) uma operação que investiga esquema de pagamento de propinas a diretores e ex-diretores do BRB, banco estatal de Brasília, em troca de investimentos em projetos como o do extinto Trump Hotel, no Rio de Janeiro, hoje LSH Lifestyle.

A PF cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão contra dirigentes atuais e já afastados do BRB, expedidos pela 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília. 

Entre os investigados estão também Diogo Cuoco e Adriana Cuoco, respectivamente filho e nora do ator de telenovelas Francisco Cuoco. Eles são suspeitos de lavar dinheiro para o esquema.

Segundo pessoa com acesso ao caso, que corre em sigilo, Diogo é alvo de um mandado de prisão e Adriana, de busca e apreensão.

Outro alvo é Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, neto do general João Baptista Figueiredo, último presidente brasileiro na ditadura militar (1979-1985). Também foi expedido mandado de prisão contra ele, que estaria morando no exterior. 

Fonte: Bahia Notícias.

Rui Costa anuncia edital do Fundo Estadual de Pesquisa sobre anemia falciforme

Postado dia 28 de Janeiro de 2019 às 15h25m

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou um novo edital do Fundo Estadual de Pesquisa sobre anemia falciforme, durante assinatura ordem de serviço para reforma de prédio, localizado na Avenida Centenário, visando a implantação do Centro de Referência para Doença Falciforme, nesta segunda-feira (28).

“Para que tenhamos na Bahia uma linha de pesquisa específica sobre anemia falciforme. É o Estado de maior incidência por ter a população mais negra do Brasil. Seremos com fé em Deus referência na pesquisa, tratamento e acolhimento das pessoas que possuem anemia falciforme. Buscando diagnóstico precoce, buscando a prevenção para que tenhamos a redução desses indicadores”, disse.

Fonte: Bahia Notícias.

Rui vai anunciar secretariado ‘de hoje para amanhã’ e não haverá ‘mudanças

Postado dia 28 de Janeiro de 2019 às 11h55m

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (28), durante assinatura de ordem de serviço para reforma de prédio, localizado na Avenida Centenário, visando a implantação do Centro de Referência para Doença Falciforme, disse que vai definir o secretariado “de hoje para amanhã”.

“O governador é sempre muito rigoroso e criterioso. Eu quero nomes que sejam especialistas nas áreas que vão atuar. É isso que estou pedindo. Nomes que possam acelerar ainda mais o investimento de cada pasta. Esse diálogo que estamos tendo”, afirmou.

O chefe do Executivo já anunciou a permanência de Bruno Dauster (Casa Civil), Manoel Vitório (Fazenda), André Curvello (Comunicação), Fábio Vilas-Boas (Saúde) e Jerônimo Rodrigues.

Fonte: Bahia Notícias.

Cirurgia do presidente Bolsonaro é iniciada em SP

Postado dia 28 de Janeiro de 2019 às 09h07m

A cirurgia para retirada de uma bolsa de colostomia do presidente Jair Bolsonaro teve início na manhã desta segunda-feira (28) no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo o Secom, o procedimento começou por volta das 6h30 e a Presidência avisou às 07h04. A estimativa é de duração é de três horas.

O presidente foi internado na manhã de domingo (27) para a realização de exames pré-operatórios e após resultados mostrarem normalidade de sua saúde, o procedimento foi confirmado.

Esta é a terceira vez que Bolsonaro é operado desde que foi alvo de uma facada durante a campanha, em setembro de 2018. O vice, general Hamilton Mourão, assumiu interinamente a Presidência da República e permanecerá no cargo nas próximas 48 horas que se seguirão à cirurgia.

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional), sob o comando do general Augusto Heleno, montou uma estrutura provisória no mesmo andar do quarto do presidente para que ele possa manter a rotina de despachos. Ele reassume a Presidência na quarta (30) e deve permanecer internado até meados da próxima semana. Os médicos estimam um período de dez dias para recuperação.

O Palácio do Planalto trouxe à capital paulista auxiliares técnicos e que dão suporte jurídico para a tomada de decisões do chefe do Executivo.

O escritório improvisado contará com um computador com internet, uma impressora e um telefone fixo. O espaço permitirá ainda que Bolsonaro se comunique com ministros e outros auxiliares que estejam fora de São Paulo por meio de videoconferência.

Há a previsão de uma entrevista coletiva e da divulgação de um boletim médico nesta segunda, logo após o encerramento do procedimento. O governo trouxe também assessores de comunicação, como o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, para a realização de briefings diários sobre a saúde do presidente e atos do Executivo.

Entenda o passo a passo Além do cirurgião Antônio Luiz Macedo, que acompanha o presidente, outros oito profissionais vão participar do procedimento: dois cirurgiões auxiliares, uma instrumentadora, dois anestesistas, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem.

A cirurgia consiste em abrir o abdome e religar as duas pontas do intestino grosso que hoje estão separadas para que o trânsito intestinal volte ao normal. A sutura será feita com grampeador cirúrgico e pontos manuais, segundo Marcondes.

Com isso, Bolsonaro deixará de usar a bolsa coletora de fezes, adotada desde setembro, quando foi esfaqueado durante campanha em Juiz de Fora (MG) e teve os intestinos grosso e delgado perfurados. 

Para isolar as áreas lesionadas da passagem de fezes, o intestino foi separado. Uma ponta ficou exteriorizada até a pele para saída das fezes pela bolsa coletora. E a outra ponta ficou fechada dentro.

O procedimento envolverá um corte de 30 cm a 40 cm, exatamente no mesmo lugar da cicatriz resultante das duas cirurgias anteriores. O orifício onde hoje está a bolsa de colostomia também será fechado. O presidente ficará, então, com duas cicatrizes no abdome.

Segundo três gastrocirurgiões ouvidos pela reportagem, só quando o abdome estiver aberto é que será possível verificar claramente o grau de aderências na região. Por causa dos ferimentos e dos procedimentos anteriores, é possível que haja alças intestinais grudadas entre si ou na parede abdominal.

O primeiro passo, então, será desgrudar esses tecidos. "Quanto mais aderências, mais a cirurgia pode demorar. Se a situação estiver favorável, pode levar três horas. Senão, de seis a 12 horas", explica Diego Adão Fanti Silva, cirurgião do aparelho digestivo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Fonte: Bahia Notícias.

Mourão vê fala 'genérica' de Jean Wyllys mas aponta possível crime à

Postado dia 25 de Janeiro de 2019 às 17h27m

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, disse nesta sexta-feira (25) que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) relatou as ameaças de forma genérica e que somente o parlamentar sabe dos problemas sofridos. Nesta quinta (24), Jean Wyllys declarou ter sofrido intimidações e, ao temer pela própria vida, decidiu não assumir a vaga na Câmara. A decisão do parlamentar foi revelada pela Folha de S.Paulo (veja aqui).

Questionado sobre essa decisão, o vice-presidente respondeu: "Não sei. Não estou na chuteira do Jean Wyllys. Ele é quem sabe qual é o grau confusão que ele está metido".

O vice ressaltou que ameaças a parlamentares são crimes contra a democracia. "Eu acho que quem ameaça parlamentar está cometendo um crime contra a democracia, porque uma das coisas mais importantes é você ter sua opinião e ter liberdade para expressar sua opinião. Os parlamentares estão ali eleitos pelo voto, representam os cidadãos que votaram nele. Quer você goste, quer você não goste das ideias do cara, você ouve. Se gostou, bate palma. Se não gostou, paciência."  

Mas Mourão diz acreditar que o melhor é esperar os próximos capítulos do caso. "Temos que aguardar quais são essas ameaças, porque ele falou de forma genérica. Quando a gente diz que está ameaçado tem que dizer por quem, como", afirmou Mourão.

Na entrevista à Folha de S.Paulo, o deputado do PSOL disse que sua situação se agravou após o atentado contra Jair Bolsonaro, em setembro, e que já chegou a ser empurrado mesmo quando seguranças estavam ao seu lado. Wyllys disse ainda que encaminhou relatos à Polícia Federal e que a corporação não avançou nas investigações. 

Para o vice-presidente, não se deve comemorar que um parlamentar da oposição ao governo desistiu do mandato, pois outro deputado contrário ao governo irá assumir a vaga. Deputados eleitos, aliados ao presidente, como Alexandre Frota (PSL-SP), fizeram piada com a decisão.

Apoiadores do presidente nas redes sociais relacionaram a decisão do deputado do PSOL a uma suposta ligação com a investigação sobre o atentado ocorrido durante a campanha eleitoral. Mourão, porém, disse que "em nenhum momento apareceu alguma coisa que ligasse um com outro". Para descrever a atitude dos bolsonaristas, o vice-presidente usou a expressão em inglês wishful thinking, que se refere a desejos e ilusões.

Antes de falar com a imprensa, Bolsonaro e Mourão se encontraram, discutiram sobre os resultados da viagem do presidente a Davos (Suíça) e sobre os planos para a próxima semana, quando o presidente passará por uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia.

O vice-presidente deve comandar na terça (29) uma reunião ministerial, na qual o Tribunal de Contas da União fará uma apresentação sobre governança.

Fonte Bahia Noticias.

Gilberto fala de carinho pelo Santa Cruz, mas avisa: 'O Bahia precisa vence

Postado dia 25 de Janeiro de 2019 às 09h29m

Revelado pelo Santa Cruz e com uma passagem marcante entre 2009 e 2011, Gilberto, hoje no Bahia, vai reencontrar o clube pernambucano neste sábado (29), pela Copa do Nordeste. Questionado sobre a volta ao Recife, o camisa 9 não escondeu o carinho pela Cobra Coral, mas destacou a necessidade do Esquadrão de Aço conseguir os primeiros três pontos no regional.

 

"É muito importante para mim esse reencontro. Só fui uma vez jgoar contra. Sei que a torcida gosta de mim e eu também gosto deles, não posso negar. Vou me emocionar caso mereça uma honra deles, mas se eles gritarem comigo não vou ficar triste. Vou falar com as pessoas que conheço e me ajudaram no clube. Espero rever todos eles e que o Bahia saia com o triunfo. Estamos precisando vencer a primeira no Nordestão", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Com o veto do gramado do Arruda para a partida entre os tricolores, o Bahia aguarda pela confirmação da alteração do local do duelo para a Arena de Pernambuco.

Fonte: Bahia Notícias.

Histórico de Conteúdo

Enquete

Você é a favor da Redução da Maioridade Penal para 16 anos?

Resultado

©2013 Elite Estratégias Políticas - Todos os direitos reservados